top of page
  • Foto do escritorGi Ismael (atua comunicação criativa)

Celebração dos 20 anos da Usina Cultural Energisa tem protagonismo feminino neste sábado


O protagonismo feminino toma conta da Usina Cultural Energisa no primeiro dia de celebração dos 20 anos que o local funciona com a missão de fomentar a cultura paraibana. Neste sábado (27), Luana Flores fará show com a participação das mestras Ana do Coco e Vó Mera. A banda Funkeria também se apresenta na noite. A entrada será 1 kg de alimento que será destinado às comunidades carentes de João Pessoa através da Central Única das Favelas (Cufa). A iniciativa também será o Esquenta Viva Usina, projeto de ocupação do local que vai ocorrer entre julho e novembro e será o marco dessas comemorações.


O dia começa com as artes visuais abrindo a programação. A Usina torna público obras, sob a curadoria de Dyógenes Chaves, que trazem os 20 anos do equipamento como tema. Todos estes trabalhos agora fazem parte do acervo da Usina. Também haverá o graffiti, com o artista plástico Tha Arruda traz, de forma lúdica, sua personagem celebrando a Usina em tons pastéis e envolvido por todas as linguagens abraçadas pelo espaço.


A abertura da galeria de artes ocorre às 15h. Neste mesmo horário a Feirinha de Artesanato e Gastronomia também começa a funcionar.


Shows Já a primeira apresentação musical da noite ocorre da Tenda da Música, às 20h. É lá que Luana Flores mostra o seu Nordeste Futurista com participação mais que especial. Ela recebe no palco as mestras Ana do Coco e Vó Mera. Ela já teve a oportunidade de recentemente apresentar esse show e relata um pouco da emoção desse momento. “Não dá pra mensurar o acontecimento que é esse show que tem as participações mais que especiais de força e encanto das mestras. Vai ser um show escandaloso”, frisou.


A segunda atração da noite é da banda Funkeria, que leva toda sua empolgação para o palco relembrando sucessos antigos e atuais do pop brasileiro e mundial. Com duas mulheres nos vocais (Manu Lima e Gabi Blue), além de Matheus Pimenta, a banda preza pelo primor técnico e suas releituras e é certeza de momentos de muita dança e divertido. O show ocorre às 22h, na sala Vladimir Carvalho.


Programação de domingo Já no domingo (28), a Usina recebe o show Os Gonzagas + Juzé e Lukete. A dupla se junta à banda paraibana e leva muita cantoria, poesia e forró para Usina. Os artistas prometem contar e encantar com o que tem de bom e do melhor da arte nordestina e brasileira. A apresentação acontece na Tenda da Música às 19 horas.


Antes do show, às 17h, a família Los Iranzi se apresenta no Palco Bonde, com muita palhaçaria e alegria para todos os públicos. O público ainda vai poder degustar a Feirinha de Gastronomia e Artesanato que estará aberta todo o final de semana, a partir das 15h.

Viva Usina O projeto Viva Usina vem como celebração dos 20 anos da Usina Cultural Energisa em João Pessoa, através de ocupação cultural com artistas de toda a Paraíba entre julho e novembro. A iniciativa vai gerar 1.600 empregos diretos, com um impacto econômico de R$ 3 milhões e público estimado de 45 mil pessoas.


As propostas podem ser enviadas até o dia 31 deste mês através do site www.vivausina.com. As inscrições para os mestres e mestras da cultura popular também podem ser feitas através de Whatsapp.

Quem prestigiar os shows deste final de semana pode conferir o ponto que o projeto Viva Usina vai montar no local para tirar dúvidas e estimular as inscrições que já vão entrar em sua última semana.


O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

Veja a programação completa de aniversário: Sábado (27) 15h – Abertura da Feirinha de Artesanato e gastronomia 15h – Abertura galeria de artes 20h – Show de Luana Flores convidando Mestra Ana do Coco de Mestra Vó Mera (Tenda da Música) 22h – Show de Funkeria (Sala Vladimir Carvalho)


Domingo (28) 15h – Abertura da feirinha de artesanato e gastronomia 15h – Abertura galeria de artes 16h – Apresentação de circo Los Iranzi 19h – Os Gonzagas + Juzé e Lukete

8 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page