top of page
  • Foto do escritorGi Ismael (atua comunicação criativa)

Edital Viva Usina comemora mais de 700 inscrições


O edital cultural 'Viva Usina - Ocupação Usina 2023' encerrou suas inscrições comemorando 740 projetos inscritos oriundos de 45 cidades da Paraíba, demonstrando a efervescência e a riqueza cultural presentes no Estado da Paraíba.


O Edital Viva Usina é um convite à diversidade artística e ao reconhecimento dos talentos espalhados pela Paraíba. Com o objetivo de selecionar 142 atrações para se apresentarem entre os meses de julho e novembro, os artistas selecionados vão receber cachê de até R$ 9 mil, estrutura de palco, som, palco e iluminação.


Após o fim das inscrições, ocorre o processo de análise das propostas até 18 de junho. Para isso, foi escalado um júri composto por agentes culturais de diversas regiões do Estado nas áreas que o edital contempla. O anúncio dos vencedores sai no dia 19. Todas as atrações terão pagamento de cachês.


O edital Viva Usina é uma forma de valorizar a cultura local, impulsionando a economia criativa e proporcionando oportunidades para artistas emergentes e consagrados. O evento visa enriquecer a experiência cultural dos paraibanos, promovendo o acesso à arte e incentivando o desenvolvimento artístico e cultural da região. Além de tudo isso, o projeto ainda ocupa a Usina Energisa, que celebra 20 anos, trazendo a artes paraibanas para seus palcos.


Sobre o edital


A iniciativa atende áreas como artesanato, artes cênicas, cultura popular, artes visuais, artesanato, gastronomia, literatura e música. Estão participando pessoas físicas, coletivo e grupo, pessoa jurídica e microempreendedor individual (MEI).


O projeto também custeia transporte e hospedagem de propostas aprovadas fora da Grande João Pessoa, em raio superior a 200 km do Centro da capital.


O Projeto Viva Usina é executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura, patrocínio da Energisa e produção da Atua Comunicação Criativa.

330 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page