top of page
  • Foto do escritorViva Usina

Fim de semana com lançamento de livro, recital e cultura popular no Viva Usina


A literatura tem espaço garantido na programação do Viva Usina 2024. Neste sábado, 9, o escritor Tiago Germano vai lançar “O que pesa no Norte”, o quarto livro do autor paraibano indicado ao Jabuti. O lançamento será às 18h, no Palco Bonde da Usina Energisa e a entrada é gratuita.


O título “O que pesa no Norte” é a segunda publicação de Tiago Germano no gênero romance. Seu primeiro lançamento no gênero foi “A mulher faminta” (Moinhos, 2018). Tiago Germano também é autor da coletânea de contos “Catálogo de pequenas espécies” (2021) e do volume de crônicas “Demônios domésticos” (2017), indicado ao Jabuti. É doutor em escrita criativa pela PUCRS e mora atualmente em João Pessoa, onde é cofundador do escritório de literatura Edícula Literária.


“Minha trajetória pessoal é marcada por migrações”, diz Germano, que nasceu em Picuí (no Seridó, a 226 quilômetros de João Pessoa), e chegou a morar em São Paulo e em Porto Alegre antes de se radicar em definitivo na capital paraibana, onde fundou a escola de escrita Edícula Literária com a esposa, a também escritora Débora Ferraz. “As migrações” influenciaram bastante a composição da narrativa, que como o título sugere inspira-se ainda no desaparecimento do cantor Belchior”.

 

Sobre o livro

O que pesa no Norte é uma narrativa sobre os valores e os arbítrios da classe média brasileira, especialmente a do Nordeste. Uma narrativa que põe o dedo na ferida de práticas que perduram, que passam de geração a geração, trazendo para o presente os valores de um passado patriarcal. Conta história de Ricardo, um pai em busca do filho Guilherme, que foi para São Paulo estudar Direito, mas frusta as expectativas do pai escolhendo as artes cênicas.


Sábado

Ainda no sábado, às 20h, o Palco Bonde recebe o recital “Um Gole do Nordeste”, com Thalita Rezende. Poeta, cordelista e declamadora, Thalita apresenta uma performance artística em que valoriza o Nordeste, com suas tradições, atrativos e a força de um povo que vence desafios todos os dias.


Thalita trabalhou junto ao professor, músico, brincante e produtor cultural Luizinho Barbosa no Cine Teatro Murarte, que abriu portas para a produção cultural no município de Pombal.


Domingo

A programação de domingo, 10, destaca a cultura popular com a apresentação da Ciranda do Sol, às 19h, na Sala Vladimir Carvalho. Liderada pela Mestra Tina, a Ciranda do Sol nasceu em 1968 no Bairro dos Novais, onde mantém a tradição de ensinar e valorizar a ciranda como manifestação da cultura popular.


O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio master da Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.


Serviço – Programação Viva Usina / Entrada gratuita

Quando: 9 e 10 de março

Site oficial www.vivausina.com

Contato para entrevistas: Dina Faria – 83 99686-0512

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page