top of page
Buscar

Viva Usina celebra diversidade cultural com axé, forró e programação infantil

  • Foto do escritor: Viva Usina
    Viva Usina
  • 23 de jun.
  • 3 min de leitura

A cidade de João Pessoa será palco de uma verdadeira celebração artística entre os dias 27, 28 e 29 de junho, com apresentações gratuitas de música e artes cênicas na programação do Projeto Viva Usina.Criando pontes entre tradição e contemporaneidade, artistas paraibanos de diferentes vertentes ocuparão a Usina Cultural Energisa, para levar ao público espetáculos cheios de identidade, memória e inovação, impulsionando a produção artística local e fortalecendo a cena cultural paraibana.


O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.


Sexta do Axé para dançar e celebrar

Acompanhado por uma banda vibrante e coreografias envolventes, a programação do Viva Usina inicia na sexta-feira, 27, com o cantor paraibano Yuri Carvalho, que apresenta “Axé do Yuri – Uma Celebração aos 40 Anos do Axé Music”, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho.O artista propõe uma viagem sonora e afetiva com apresentação de faixas autorais como “Sal…Luz!”, mas também vai reviver clássicos do Axé, como “Baianidade Nagô” e “Faraó”, além de homenagear o cantor Saulo Fernandes.


No sábado tem muito forró

Para embalar o final de semana, nada melhor que conhecer “O Lado B do Forró”, com a cantora e compositora paraibana Thawse. Nascida em João Pessoa, a artista se apresenta no dia 28, a partir das 20h, na Sala Vladimir Carvalho, e leva para seu espetáculo composições pouco conhecidas do universo do forró e performances que mergulham nas raízes nordestinas, além de homenagear autores paraibanos ainda invisibilizados.Thawse revela estar feliz com a seleção de seu projeto e animada para a apresentação em um espaço tão grande na cidade como o Viva Usina. A artista destaca ainda que o repertório para o grande dia está lindo, e que os ensaios estão a todo vapor para entregar um resultado brilhante durante a apresentação. “Minha expectativa é que o público curta um bom forró e conheça novas obras de artistas locais e de artistas consagrados também”, afirma.A programação do sábado não para por aí. O DJ Samir Gomes assume o comando do Palco Bonde a partir das 22h, com uma seleção de músicas que mistura tradição e modernidade. Pesquisador e produtor musical, Samir tem passagens por palcos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e seu set é uma celebração à cultura nordestina com obras contemporâneas e tradicionais.


Domingo é dia de usar a imaginação

Encerrando a programação no domingo, 29 , Junior Misaki e Ricardo Oliveira trazem para o público a atividades criativas e o poder da imaginação. O escritor, ilustrador e contador de histórias Junior Misaki leva ao público infantil a magia da literatura por meio do espetáculo “Aventuras da Mala da Leitura”, obra que mistura narração de histórias e música, com o clássico “Clarice e a Andorinha”. O espetáculo acontece no Palco Bonde, a partir das 16h.


Por fim, o jornalista e editor, Ricardo Oliveira, explora a criatividade de crianças, adolescentes e adultos com a oficina “O Meu Primeiro Livro”. Com início programado para às 17h, no Palco Bonde, a atividade lúdica propõe que os participantes possam produzir um pequeno livro com as próprias mãos, desde o planejamento até a montagem da obra.

 

Programação completa do Viva Usina 2025

Dia

Horário

Atividade

Local

27 de junho

20h

“Axé do Yuri – Uma Celebração aos 40 Anos do Axé Music” com Yuri Carvalho

Sala Vladimir Carvalho

28 de junho

20h

“O Lado B do Forró” com Thawse

Sala Vladimir Carvalho

28 de junho

22h

DJ Samir Gomes no Palco Bonde

Palco Bonde

29 de junho

16h

“Aventuras da Mala da Leitura” com Junior Misaki

Palco Bonde

29 de junho

17h

Oficina “O Meu Primeiro Livro” com Ricardo Oliveira

Palco Bonde

 




 

 
 
 

Comments


regua viva usina 2025 (3).png
bottom of page