top of page
  • Foto do escritorViva Usina

Viva Usina tem dança e teatro como atrações deste final de semana



Se você está procurando um programa cultural e divertido para este final de semana, não pode perder o Viva Usina, um projeto que reúne diversas atrações artísticas na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. O Viva Usina tem uma programação diversificada que inclui dança, teatro, artes visuais e a tradicional feira criativa e gastronômica. A entrada é franca. Confira a agenda e não fique de fora!


Uma Noite no Oriente com Kilma Farias

Na sexta-feira, 20 de outubro, às 20h, no Palco Bonde, você poderá apreciar uma bela performance de dança do ventre com a bailarina Kilma Farias. Kilma é uma das grandes bailarinas de dança do ventre da atualidade, tendo iniciado seus estudos em Dança do Ventre e Folclore Árabe em 2000. Na aula-performance ‘Uma Noite no Oriente’, ela passa por vários estilos como clássico, folclórico e percussivo, usando acessórios como véu, espada, bastão e snujes. É uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre a cultura oriental através de uma performance estruturada para trazer um panorama do oriente ao público paraibano. A classificação é livre.


Desertores: um espetáculo do Coletivo de Teatro Alfenim

No sábado e no domingo, 21 e 22 de outubro, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho, você poderá assistir ao espetáculo ‘Desertores’, do Coletivo de Teatro Alfenim. O Coletivo é um laboratório permanente de pesquisa teatral surgido em 2007 com o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros. Eles trabalham com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado na sala de ensaios com a participação dos atores e demais artistas colaboradores. ‘Desertores’ é uma história que se passa em 1918, durante a Grande Guerra, quando quatro soldados decidem desertar. Tidos como mortos, os quatro homens permanecem em clandestinidade, sob a constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores. É uma obra que reflete sobre os horrores da guerra e as consequências para aqueles que se recusam a participar dela. A classificação é 10 anos.


Feirinha Viva Usina: criatividade e gastronomia

De sexta a domingo, 20 a 22 de outubro, das 16h às 22h, na área externa da Usina Cultural Energisa, você poderá conferir a Feirinha Viva Usina, composta por inscritos de todo o estado aprovados no projeto Viva Usina. A feirinha é um espaço para valorizar os produtores locais e oferecer ao público uma variedade de produtos criativos e gastronômicos. No lado gastronômico, você encontrará opções como comidas vegana, culinária internacional (árabe, italiana e turca) e indígena, lanches, cervejas artesanais e doces. No lado criativo, você poderá comprar itens como papelaria, brechós, biojoias e calçados. A feirinha é uma ótima oportunidade para apoiar os pequenos empreendedores e ainda levar para casa produtos originais e de qualidade.


Viva Nordeste: uma intervenção artística de Zona

Até o dia 5 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 20h, na Galeria Alexandre Filho, você poderá visitar a exposição ‘Viva Nordeste’, uma intervenção artística da ilustradora Zona (Amanda Laíza). Zona é uma profissional da ilustração autoral há cerca de 20 anos, que estuda e pesquisa a produção de tintas extraídas da natureza, as biotintas. Para o Viva Usina, ela apresenta um painel que celebra a essência da cultura regional, trazendo uma composição visual lúdica e enaltecendo toda potencialidade, cores, texturas e riqueza do Nordeste. Através da intervenção com painel artístico de grafite live painting (pintura ao vivo), ela traduz elementos da cultura regional, do bioma territorial e da arquitetura histórica, além das simbologias que consagram os sagrados. A classificação é livre.


O projeto Viva Usina é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.


0 visualização0 comentário
bottom of page