top of page
  • Foto do escritorViva Usina

Viva Usina tem feira criativa, break dance e orquestra de berimbaus neste final de semana





O projeto Viva Usina, que promove a ocupação artística e cultural da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, terá uma programação diversificada nos dias 28, 29 e 30 de julho. As apresentações vão ocorrer na sexta e no domingo. Já a feira do projeto No Balaio acontece nos dois dias e também no sábado (22), sempre das 16h às 22h.


No dia 28, às 20h, o Palco Bonde vai receber a performance artística RAXA, do Grupo SoulBrazil. A apresentação é uma reflexão sobre a vivência e atuação de mulheres dentro da cultura Hip Hop, que expressam sua identidade e trajetória através do movimento.


Já no dia 30, às 19h, a Sala Vladimir Carvalho terá o Grupo de Cultura Popular Capoeira Angola Comunidade, que apresentará sua Orquestra de Berimbaus. Formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade, a orquestra toca ritmos afrobrasileiros como os da capoeira angola e regional, samba de roda, maculelê e outros. Sob a regência do Mestre Naldinho, os berimbaus são afinados e agrupados em naipes e acompanhados por outros instrumentos.


O Projeto No Balaio, por sua vez, incentiva o consumo consciente e fortalece a economia criativa na Paraíba. A feirinha vai reunir diversos expositores de artesanato, moda, design, decoração, gastronomia e outros segmentos. Ela vai funcionar durante os três dias deste final de semana e é um programa imperdível para todas as idades.


Exposição fotográfica

A exposição fotográfica do artista Lucas Mendes convida o público a conhecer as histórias de mulheres negras, candomblecistas, que há dois séculos mantêm uma tradição de resistência e luta na Bahia. A mostra está em exibição na Galeria Alexandre Filho até o dia 6 de agosto e apresenta uma série de fotos tiradas em 2019, durante a festa da Boa Morte, em Cachoeira, na Bahia. As fotos mostram as mãos dessas mulheres, que pertencem à Irmandade Boa Morte, e expressam suas conexões com as narrativas negras no Brasil. A exposição é gratuita e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h


Acompanhe tudo de perto

Um conteúdo multimídia também está sendo produzido pelo projeto para que todos possam acompanhar tudo o que rola na Usina Cultural Energisa, com um zine mensal de informações da programação e um programa de TV com a cobertura dos shows e entrevistas. O programa começa em agosto e o conteúdo multimídia está no site e nas redes sociais do Viva Usina.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

4 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page